Autorresponsabilidade: O segredo para o sucesso

Afinal o que é a autorresponsabilidade e como ela pode te ajudar a ser uma pessoa cada vez mais consciente de suas atitudes para que as pessoas ao seu redor percebam quem você é exatamente da forma como você quer ser percebido !? Você já deve ter escutado por ai a palavra autorresponsabilidade, correto !? Pois bem, mas o que de fato ela quer dizer ? Como você pode ser autorresponsável e como isso de fato vai te ajudar a ter sucesso?

A autorresponsabilidade, segundo o autor Paulo Vieira, está relacionado à inteligência emocional. Sabe-se que pessoas com elevado nível de inteligência emocional, tem maior probabilidade de realizar seus desejos profissionais e pessoais de maneira equilibrada. Ainda segundo o autor, a inteligência emocional só pode ser alcançada uma vez que o indivíduo desenvolve a responsabilidade pelo seu próprio crescimento, em qualquer área da sua vida. E é exatamente isso que significa ter autorresponsabilidade, ter o controle sobre seus atos, seus pensamentos e seus sentimentos, é estar no comando da sua vida e guia-la para onde você quer chegar.

Mas para chegar a algum lugar é necessário antes saber exatamente onde você está no momento atual em cada área da sua vida. Por exemplo, se você quer ter uma vida financeira de sucesso, é necessário identificar verdadeiramente a sua situação atual, você possui dívidas? Possui reserva de emergência? Possui uma organização financeira? Ou se você quer ter sucesso em seu casamento, você precisa se perguntar como ele está atualmente, vocês estão felizes? O que querem realizar juntos? Ou seja, cada área da sua vida possui um começo, um meio e um fim e é você quem traça a rota de partida até a chegada.

Podemos dizer que ter autorresponsabilidade é ter a capacidade de reconhecer que os resultados na sua vida são consequência direta das suas escolhas, pensamentos, comportamentos e atitudes, que a verdadeira mudança acontece quando o indivíduo decide assumir o protagonismo da própria realidade. É saber que o outro pouco ou nada tem de influencia sobre a tua vida e que ao invés de julgar uma situação culpando algo ou alguém, você é o único responsável por qualquer situação que acontece com você, é o agente criador da sua própria realidade.

Mas como de fato isso pode melhorar seus resultados e desempenho? Porque ter autorresponsabilidade é tão importante? Estudos concluíram que quando você se torna responsável pelos seus pensamentos, sentimentos, e atitudes, você desenvolve protagonismo, ou seja, você toma para si o controle de suas decisões, você se livra do sentimento de vítima e se apossa do sentimento de dono, criando situações de oportunidades para si mesmo em situações que antes pareciam completamente adversas. E isso aumenta significativamente sua inteligência emocional, pois assumir seus erros, aprender com eles e conseguir seguir em frente desenvolve sua capacidade emocional, empatia e equilíbrio. No mundo corporativo, profissionais que são responsáveis pelos seus próprios erros tendem a se destacar dos demais por desenvolverem maior capacidade de resolver problemas, liderar pelo bom exemplo e agir com foco em resultados sem imprimir desculpas quando as coisas não vão como eles desejam. Quando olhamos para os relacionamentos pessoais e amorosos por exemplo, vemos que ao deixar de culpar o outro e assumir seus próprios limites e atitudes, os conflitos reduzem drasticamente, a comunicação se torna mais frequente e mais clara e o respeito aumenta a um nível onde os laços se fortalecem.

Autorresponsabilidade não é sobre culpa, mas sobre poder. É uma mudança de mentalidade que transforma obstáculos em aprendizado e limitações em oportunidades. Em um mundo que valoriza a autonomia, a proatividade e o equilíbrio emocional, desenvolver autorresponsabilidade é um passo essencial para quem deseja viver com mais propósito, eficiência e liberdade.

“Você é o único responsável por criar a vida que deseja viver.”

Para se aprofundar no assunto, sugiro você ler o livro de Paulo Vieira. Nele você encontrará as 6 leis da autorresponsabilidade e como desenvolve-la.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *